top of page
RSS Feed

Pixel, resoluções e formatos de vídeos


Nesta matéria vamos tentar explicar os diversos formatos e resoluções de vídeos, como são quantificados e o que significam. Tudo sem entrar em detalhes muito técnicos. Chega de ficar perdido.

Primeiramente para compreendermos o que significam os diversos tipos de resolução é necessário antes entendermos o conceito de pixel e como sua quantidade/densidade influencia na qualidade de uma imagem.


Pixel

Pixels são pequenos pontos que constituem qualquer dispositivo de reprodução. Cada um desses pontos pode assumir uma cor e quando vários pixels “acendem” juntos é formada uma imagem digital.


Grande com 10×10 pixels formando um círculo


Qualidade de Imagem X Quantidade de Pixels

Primeiramente temos que saber que não existe meio pixel, ou ele está ativado ou desativado. Portanto quanto mais pixels, mais pontos para serem acessos teremos. E quanto mais pontos acessos temos em uma imagem, maior será a sua qualidade.


Grades com 18×18 e 30×30. Quanto mais pixels, melhor pode ser a imagem

Qualidade de Imagem X Densidade de Pixels

Se a mesma quantidade de pixels for implementada em uma tela de celular e numa televisão, o celular terá uma maior densidade, pois haverá mais pixels em uma área menor.


Ambas imagens possuem 18×18 pixels, mas quanto maior a proporção de pixel por área, maior será a qualidade obtida


Portanto, apenas aumentar a tela não melhorará a qualidade da imagem, conforme a tela aumenta a quantidade de pixels deve aumentar.


Gradativamente aumentando o número de pixels numa área do mesmo tamanho tende a ter uma melhor qualidade de imagem


Resoluções de vídeo

A resolução de um vídeo é o nível de detalhes da imagem, comumente quantificado pela quantidade de pixels. Por exemplo, uma imagem com resolução de 640×480 possui 480 linhas horizontais e 640 linhas verticais, totalizando 307.200 pixels, ou seja, mais de 300 mil pontos na tela que podem acender em diversas cores para formar uma imagem.


360p (480×360): Resolução considerada hoje de baixa qualidade com 360 linhas horizontais.

SD / 480p (854×480): É a resolução comum dos filmes em DVDs e a melhor resolução para transmissão online, tendo boa qualidade e não requerendo muita banda.

HD / 720p (1280 x 720): O famoso HD, alta definição. Com o aumento de tamanho das TVs, esta resolução se tornou necessária para a qualidade ser mantida, e até aumentada.

Full HD / 1080p, 2K (1920 x 1080): Esta é a resolução comum dos filmes em Bluray. É a maior resolução suportável pela maioria das TVs e videogames hoje.

4K / Ultra HD / 2160p (3840 x 2160): Com mais pixels do que deveria, o 4K é uma resolução do tamanho da tela do cinema. Algumas novas TVs de 110″ estão vindo com suporte a este formato e a Netflix também diz transmitir nesta qualidade. A grande diferença nessa resolução é mais facilmente notada em imagens a distância, como uma panorama de uma cidade, dando para ver cada detalhe das ruas. Já de perto, a diferença existe, mas não é tão perceptível.

8K / UHDTV/4320p (7680 x 4320): Com mais de 33 milhões de pixels, esta resolução é 16 vezes maior que o 1080p. Alguns raros cinemas em IMAX suportam esta resolução com suas telas com mais de 22 metros de altura.

Formato

O formato é a proporção da tela que literalmente dita sua forma, quadrada ou retangular. Existem basicamente dois formatos principais hoje:


4:3 – É o formato padrão da tv que foi usado desde sempre até pouco tempo atrás. Aquela imagem quadrada dos filmes mais antigos

16:9 (widescreen) – Este formato é usado desde 1980, mas só com a popularização de TVs e monitores com o formato “retangular” em 2009, que ele se tornou quase que onipresente em qualquer tipo de produção.

Este é o fim do nosso guia “rápido” sobre os principais formatos e resoluções de vídeo que encontramos nos cinemas, TVs e online. Não se perca mais na hora de assistir um vídeo.


fonte de pesquisa: portal cinescopioTV



Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
bottom of page